Mundo

Presidente da Cruz Vermelha chega à cidade síria de Deraa

O CICV pediu diversas vezes uma trégua humanitária de duas horas por dia para levar ajuda

Kellenberger "visitou Deraa para analisar no terreno a verdadeira situação humanitária na cidade" (©AFP / AFP/SANA)

Kellenberger "visitou Deraa para analisar no terreno a verdadeira situação humanitária na cidade" (©AFP / AFP/SANA)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2012 às 13h51.

Damasco - O chefe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Jakob Kellenberger, chegou nesta quarta-feira a Deraa no sul da Síria para analisar as necessidades humanitárias neste reduto da contestação contra o regime de Bashar al-Assad, segundo o CICV.

Dois caminhões transportando ajuda alimentar, kits de higiene e 500 tendas "foram descarregados (em Deraa) nos depósitos do Crescente Vermelho" para uma distribuição, indicou à AFP o porta-voz do CICV em Damasco, Saleh Dabbakeh.

Kellenberger "visitou Deraa para analisar no terreno a verdadeira situação humanitária na cidade", indicou à AFP o porta-voz do CICV em Damasco Saleh Dabbakeh.

Ele também visitou as cidades de Cheikh Maskine, Izraa e Nawa, na província de Deraa.

O CICV pediu diversas vezes uma trégua humanitária de duas horas por dia para levar ajuda, uma proposta retomada pelo plano do emissário internacional Kofi Annan, que defende principalmente a retirada do Exército das cidades onde tenta esmagar a contestação. Damasco aceitou esse plano, mas não o aplicou até o momento.

O ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mouallem, prometeu atuar pelo êxito da missão do CICV que busca acelerar a distribuição da ajuda às "pessoas vulneráveis" nas regiões afetadas pela violência.

Mas, segundo militantes, a situação humanitária se agrava, assim como a repressão das forças do governo contra a população.

Enquanto isso, a agência oficial síria Sana indicou nesta quarta-feira que "grupos terroristas armados" tinham incendiado um depósito pertencente ao Crescente Vermelho Sírio no bairro de Al-Karabis em Homs (centro).

O depósito contém ajuda alimentar e médica e teve uma parte atingida pelo incêndio, que não deixou vítimas, segundo a agência.

Acompanhe tudo sobre:SíriaDitaduraPrimavera árabe

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro