Mundo

Presidente da Costa Rica pede calma após terremoto

A governante afirmou que a informação oficial indica que a magnitude do tremor foi de 7,6 graus e assegurou que por enquanto não houve registro de mortos ou feridos


	Laura Chinchila: "Pedimos tranquilidade. A partir de agora começamos a receber informes de danos na infraestrutura", disse a presidente
 (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Laura Chinchila: "Pedimos tranquilidade. A partir de agora começamos a receber informes de danos na infraestrutura", disse a presidente (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2012 às 12h32.

San José - A presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, confirmou que o terremoto que atingiu nesta quarta-feira o país foi de 7,6 graus na escala Richter e pediu calma à população.

A governante afirmou em entrevista coletiva que a informação oficial indica que a magnitude do tremor foi de 7,6 graus e assegurou que por enquanto não houve registro de pessoas feridas ou mortas nem de danos materiais graves.

"Pedimos tranquilidade. A partir de agora começamos a receber informes de danos na infraestrutura. Não há danos graves nem perda de vidas humanas reportados até agora", disse a presidente, que está reunida com autoridades do governo e a Comissão Nacional de Emergência (CNE).

Juan Segura, funcionário do Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori), disse que o terremoto ocorreu no oceano Pacífico a 20 quilômetros de Sámara, na província de Guanacaste, e a uma profundidade de 35 quilômetros. Esta cidade está localizada a cerca de 200 quilômetros de San José.

Segura disse que a magnitude do terremoto foi superior a sete graus e que até o momento foram registradas 25 réplicas com magnitudes superiores aos 3,4 graus.

Fontes da Cruz Vermelha e do Instituto Costarriquenho de Eletricidade confirmaram à Agência Efe que nas zonas próximas ao epicentro postes caíram e comunidades ficaram sem luz. Além disso, estradas e imóveis ficaram danificados.

Canais locais mostraram edifícios e estradas danificados no litoral do Pacífico, enquanto a Cruz Vermelha informou sobre dois desaparecidos na cidade de Nicoya, próximo do epicentro do terremoto. Além disso, moradores enviaram para a imprensa fotos de danos materiais e estradas com rachaduras.

O serviço de telefonia também foi afetado mas restabelecido algum tempo depois do tremor, assim como o abastecimento de água potável. Na capital, San José, o tremor foi sentido com força e provocou a evacuação de alguns prédios

O Serviço Geológico dos Estados Unidos indicou em seu site que a magnitude do sismo foi de 7,6 graus e emitiu um alerta de tsunami, que as autoridades costarriquenhas já descartaram. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCosta RicaDesastres naturaisPolíticaTerremotos

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump