Mundo

Presidente chinês explora negócios e investimentos em Cuba

Em encontro com Raúl Castro, Xi Jinping deve firmar vários acordos entre os dois países comunistas

O presidente chinês, Xi Jinping, é recebido em Havana pelo vice-presidente cubano, Miguel Diaz Canel: países devem firmar acordos comerciais (Liu Bin/AFP)

O presidente chinês, Xi Jinping, é recebido em Havana pelo vice-presidente cubano, Miguel Diaz Canel: países devem firmar acordos comerciais (Liu Bin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2014 às 15h47.

Havana - O presidente chinês, Xi Jinping, inicia nesta terça-feira as atividades de sua visita de dois dias a Cuba, com o objetivo de transformar a China no grande investidor na ilha, além de seu segundo maior parceiro comercial e principal fonte de créditos.

"Esta visita cumprirá com os propósitos de fomentar a amizade, aprofundar a confiança mútua, ampliar a cooperação e impulsionar o desenvolvimento, abrindo uma nova etapa de cooperação amistosa de benefício mútuo entre China e Cuba", disse Xi, que está desde segunda-feira à noite em Havana.

Em encontro com Raúl Castro, Xi deve firmar vários acordos entre os dois países comunistas. Cerca de 50 empresários chineses exploraram na segunda-feira as oportunidades de negócios na ilha, atraídos pelas novas vantagens oferecidas por Cuba aos investimentos estrangeiros e pela futura zona franca de Mariel, 45 km ao oeste de Havana.

"Queremos que os empresários chineses invistam em Cuba e que se associem às empresas cubanas", disse Déborah Rivas, diretora-geral de Investimentos Estrangeiros de Cuba.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaChinaCubaXi Jinping

Mais de Mundo

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas