Mundo

Presidente do BCE defende aumento de impostos

Nova York - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, pediu em artigo publicado pelo jornal "Financial Times" que cortes de gastos públicos e aumentos de impostos sejam adotados imediatamente ao redor do mundo industrializado, em meio aos crescentes sinais de recuperação da economia europeia. Segundo Trichet, os formuladores de políticas públicas que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Nova York - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, pediu em artigo publicado pelo jornal "Financial Times" que cortes de gastos públicos e aumentos de impostos sejam adotados imediatamente ao redor do mundo industrializado, em meio aos crescentes sinais de recuperação da economia europeia.

Segundo Trichet, os formuladores de políticas públicas que querem prolongar os estímulos estão enganados e a redução do crédito teria efeitos "muito limitados" sobre o crescimento. "Nós temos de evitar uma assimetria, se for necessário, entre um afrouxamento imprudente e uma contenção hesitante indevida."

"Com o benefício da retrospectiva, vemos quão lamentável foi a mensagem simplista de estímulo fiscal dada a todas as economias industriais, sob o lema: 'estimular, ativar e gastar'", escreveu o presidente do BCE no artigo. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aeroportos e até a bolsa de valores

Policiais viram atirador de Trump em cima de telhado próximo a palco 20 minutos antes de atentado

Mais na Exame