Premiê grego diz que brexit revela necessidade de mudança

Segundo o líder esquerdista, o resultado do referendo "é um golpe contra a unificação europeia" que evidencia que é preciso uma "nova visão"

Atenas - O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou que o resultado do referendo demonstra que é preciso uma "mudança de rumo" urgente na Europa e uma grande aliança progressista para fazer frente ao euroceticismo e aos avanços da extrema direita.

"A política deve recuperar a supremacia sobre a economia e sobre os tecnocratas na União Europeia", disse Tsipras em mensagem televisionada à nação.

Segundo o líder esquerdista, o resultado do referendo "é um golpe contra a unificação europeia" que evidencia que é preciso uma "nova visão, não uma com menos Europa, nem com uma Europa mais autoritária e centralizada, mas mais democrática".

As políticas de máxima austeridade que aprofundaram as desigualdades, e a gestão equivocada da crise dos refugiados foram, na opinião de Tspiras, dois dos principais motivos para o ocorrido no Reino Unido.

"O resultado do referendo será o estopim para uma mudança de rumo ou para o início de um caminho longo e sinuoso", comentou Tsipras, que convocou as forças progressistas europeias para um "contra-ataque" com o objetivo deter os avanços da extrema direita.

Por outro lado, o líder da oposição, o conservador Kyrgiakos Mitsotakis, afirmou que é preciso respeitar a decisão dos britânicos de deixar a União Europeia e qualificou o resultado de "uma mensagem muito forte para toda a Europa".

"A União Europeia, após assegurar durante décadas a paz e a estabilidade, requer uma autocrítica honesta e corajosa", disse em comunicado o presidente do partido Nova Democracia, que acrescentou que a UE necessita de um novo plano europeu que inspire as pessoas a acreditarem que a mesma é útil, "um grande acordo entre a União Europeia, os Estados e os povos que supere o dogmatismo ideológico".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.