Prédio residencial desaba na Índia; 200 pessoas podem estar soterradas
Autoridades locais indicaram que até 200 pessoas podem estar soterradas na propriedade que contava com 47 apartamentos
AFP
Publicado em 24 de agosto de 2020 às 18h33.
Última atualização em 24 de agosto de 2020 às 18h36.
Uma pessoa morreu e dezenas podem estar sob os escombros de um prédio de cinco andares que desabou nesta segunda-feira (24) na cidade de Mahad, no oeste da Índia , anunciou a polícia.
Autoridades locais indicaram que até 200 pessoas podem estar soterradas na propriedade que contava com 47 apartamentos.
As causas do acidente são desconhecidas no momento, mas o colapso de edifícios é frequente na Índia durante a temporada das monções (junho a setembro). As fortes chuvas solapam as fundações dos edifícios e as enfraquecem.
A Força de Resposta a Desastres da Índia informou em nota que socorristas, incluindo equipes com cães farejadores, foram enviadas para o local do incidente.
O porta-voz da NDRF, Sachidanand Gawde, relatou à imprensa que as equipes recuperaram o corpo de uma vítima, enquanto a polícia de Mahad disse que temia que pelo menos 70 pessoas estivessem presas sob os escombros.
"Quinze pessoas feridas foram salvas e levadas para o hospital", acrescentou a polícia de Mahad, localizada 120 km ao sul de Mumbai, em nota.
Um legislador de Mahad, Bharat Gogawale, disse à televisão local TV9 Marathi que as primeiras estimativas indicam que "mais de 200 pessoas estão bloqueadas".
Imagens transmitidas pela televisão mostraram civis e policiais procurando por possíveis sobreviventes nos escombros.
O prédio tinha 10 anos e foi construído sobre fundações "fracas", disse um ex-parlamentar do Mahad, Manik Motiram Jagtap, à TV9 Marathi. "Desabou como um castelo de cartas. É uma situação horrível", acrescentou.
A monção desempenha um papel crucial para a agricultura no sul da Ásia. Mas também causa inúmeras mortes e destruição, como inundações e desabamentos de edifícios.
Em 2020, a monção já matou 1.200, incluindo 800 só na Índia.