Mundo

Preço do etanol hidratado recua 15,8% em 1 mês

A queda no preço do etanol hidratado, utilizado pelos veículos flex, ocorre com a intensificação da colheita de cana no centro-sul do Brasil

Etanol: maior aumento no preço do combustível foi em Rondônia, de 8,77% (Manoel Marques/VEJA)

Etanol: maior aumento no preço do combustível foi em Rondônia, de 8,77% (Manoel Marques/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2011 às 19h27.

São Paulo- O preço médio do etanol hidratado nos postos do Brasil fechou a semana com queda de 2,12 por cento, na comparação com sexta-feira passada, e acumulou uma perda de 15,8 por cento em relação à primeira semana de maio, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A queda no preço do etanol hidratado, utilizado pelos veículos flex, ocorre com a intensificação da colheita de cana no centro-sul do Brasil, principal região produtora. O recuo nas cotações se dá após um salto nos valores nos primeiros meses do ano, durante a entressafra.

"A tendência para as próximas semanas deve ser de queda gradual dos preços dos combustíveis, na medida em que cresça a oferta de etanol nas unidades produtoras a preços mais baixos, dado o período de safra da cana-de-açúcar na região centro-sul", afirmou a ANP em nota nesta sexta-feira.

O etanol fechou a semana cotado a 1,939 real por litro, na média do país.

O preço médio da gasolina "C" comum, que contém 25 por cento de etanol anidro, foi de 2,792 reais por litro, com redução de 0,75 por cento em relação à quarta semana de maio e de 4,2 por cento na comparação com a primeira semana do mês passado.

O levantamento da ANP é realizado em 8 mil postos revendedores em todo o Brasil.

Na cidade de São Paulo, capital do Estado que produz mais da metade cana do país, a queda semanal do preço médio do etanol foi de 1 por cento, enquanto a gasolina caiu 1,06 por cento.

Em quase todos os Estados foram verificadas quedas dos preços médios ao consumidor final nos dois combustíveis, segundo a ANP.

NA USINA Nas usinas do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa finalizada também nesta sexta-feira pelo Cepea, os preços do etanol hidratado também voltaram a cair, após acumular alta por duas semanas consecutivas.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o etanol hidratado caiu 0,52 por cento na semana, para uma média de 1,0120 real por litro (sem frete e sem impostos).

Já o etanol anidro, misturado à gasolina, manteve a tendência de queda, fechando a semana com baixa de 0,86 por cento, para 1,1388, segundo o Cepea.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolPreços

Mais de Mundo

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

Mais na Exame