Mundo

PPS quer que Mantega explique suposto vazamento de alta do IPI

Líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno, quer que o ministro da Fazenda preste esclarecimentos sobre suspeitas de vazamento da alíquota de imposto para montadoras

Bueno: "A denúncia é muito grave, e se impõe a averiguação dos fatos pelo próprio ministro, uma vez que o vazamento de informações privilegiadas por funcionário público é crime" (Elza Fiuza/ABr)

Bueno: "A denúncia é muito grave, e se impõe a averiguação dos fatos pelo próprio ministro, uma vez que o vazamento de informações privilegiadas por funcionário público é crime" (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2011 às 14h31.

Brasília- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, terá de prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre suspeitas de vazamento para montadoras de que o governo publicaria decreto aumentando a alíquota de imposto para veículos importados.

O pedido foi protocolado nesta quarta-feira pelo líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), e o ministro terá 30 dias para fornecer as explicações por escrito.

Em 15 de setembro o governo anunciou o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. O IPI foi elevado em 30 pontos percentuais, para até 55 por cento, até o final de 2012, e a medida passou a valer já em 16 de setembro.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo na quarta-feira, montadoras estrangeiras importaram quantidade significativa de veículos ao Brasil às vésperas do anúncio do aumento do IPI. Ao jornal, as empresas negaram que tivessem obtido informações privilegiadas a respeito da medida.

"A denúncia é muito grave, e se impõe a averiguação dos fatos pelo próprio ministro, uma vez que o vazamento de informações privilegiadas por funcionário público é crime", disse Bueno.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilIndústrias em geralAutoindústriaEscândalosFraudesIndústriaImpostosLeãoGuido MantegaIPIProtecionismo

Mais de Mundo

Otan inicia planejamento militar para reforçar segurança no Ártico

Câmara dos EUA aprova projeto para encerrar paralisação do governo

Diplomata dos EUA aposta em progresso sustentável nas relações com a Venezuela

Filho de princesa da Noruega vai a julgamento por crimes sexuais