Mundo

PPS quer que Mantega explique suposto vazamento de alta do IPI

Líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno, quer que o ministro da Fazenda preste esclarecimentos sobre suspeitas de vazamento da alíquota de imposto para montadoras

Bueno: "A denúncia é muito grave, e se impõe a averiguação dos fatos pelo próprio ministro, uma vez que o vazamento de informações privilegiadas por funcionário público é crime" (Elza Fiuza/ABr)

Bueno: "A denúncia é muito grave, e se impõe a averiguação dos fatos pelo próprio ministro, uma vez que o vazamento de informações privilegiadas por funcionário público é crime" (Elza Fiuza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2011 às 14h31.

Brasília- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, terá de prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre suspeitas de vazamento para montadoras de que o governo publicaria decreto aumentando a alíquota de imposto para veículos importados.

O pedido foi protocolado nesta quarta-feira pelo líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), e o ministro terá 30 dias para fornecer as explicações por escrito.

Em 15 de setembro o governo anunciou o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. O IPI foi elevado em 30 pontos percentuais, para até 55 por cento, até o final de 2012, e a medida passou a valer já em 16 de setembro.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo na quarta-feira, montadoras estrangeiras importaram quantidade significativa de veículos ao Brasil às vésperas do anúncio do aumento do IPI. Ao jornal, as empresas negaram que tivessem obtido informações privilegiadas a respeito da medida.

"A denúncia é muito grave, e se impõe a averiguação dos fatos pelo próprio ministro, uma vez que o vazamento de informações privilegiadas por funcionário público é crime", disse Bueno.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEscândalosFraudesGuido MantegaImpostosIndústriaIndústrias em geralIPILeãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosProtecionismo

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano