Mundo

Portugal aumenta de forma limitada a importação de eletricidade da Espanha após apagão

Entre os dias 12 e 19 de maio, a capacidade de importação será de 1.000 megawatts (MW) entre 9h e 19h (hora local), aumentando para 2.200 MW no restante do dia

Portugal: firmou que o processo de retomada está inserido dentro de uma fase de "estabilização" em andamento (Patricia de Melo Moreira/AFP)

Portugal: firmou que o processo de retomada está inserido dentro de uma fase de "estabilização" em andamento (Patricia de Melo Moreira/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 12 de maio de 2025 às 11h50.

Tudo sobrePortugal
Saiba mais

A empresa Redes Elétricas Nacionais (REN), responsável pelo transporte de eletricidade e gás em Portugal, anunciou nesta segunda-feira que ampliou, de forma limitada, a importação de energia elétrica da Espanha, após retomar parcialmente o intercâmbio comercial na última quinta-feira (8).

Segundo comunicado da REN, entre os dias 12 e 19 de maio, a capacidade de importação será de 1.000 megawatts (MW) entre 9h e 19h (hora local), aumentando para 2.200 MW no restante do dia.

A medida ocorre após o apagão registrado em 28 de abril, que afetou Portugal, Espanha e partes do sul da França. A empresa afirmou que o processo de retomada está inserido dentro de uma fase de "estabilização" em andamento.

Na semana passada, a REN já havia informado sobre a reativação parcial do intercâmbio com a Espanha, com limite de 1.000 MW, válido até esta segunda-feira.

Blecaute

Após o blecaute, embora as interconexões entre os dois países tenham sido restabelecidas, Portugal optou por suspender temporariamente o comércio de eletricidade nos dias seguintes à falha.

Na ocasião do apagão na Espanha, Portugal estava importando energia do país vizinho devido ao custo mais baixo, o que acabou impactando diretamente o fornecimento no território português.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEnergiaPortugal

Mais de Mundo

Trump ameaça Irã novamente e diz que 'grande força está a caminho'

Após Trump recuar em tarifas, UE avalia retomar votação do acordo comercial com os EUA

Governo dos EUA apresenta plano de desenvolvimento da 'Nova Gaza'

China lidera ranking global de indústrias mais avançadas