Mundo

Poroshenko anuncia libertação de mais 57 militares

Petro Poroshenko disse que 57 militares ucranianos foram libertados nas últimas horas


	Petro Poroshenko: cerca de 700 soldados já tinha sido libertados, disse presidente
 (John Thys/AFP)

Petro Poroshenko: cerca de 700 soldados já tinha sido libertados, disse presidente (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2014 às 09h04.

Kiev - O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, informou nesta sexta-feira que nas últimas horas foram libertados 57 militares ucranianos que tinha sido presos pelas milícias separatistas pró-russas que atuam no leste do país.

"Como resultado de negociações, aos 21 militares libertados ontem acabam de se somar ou outros 36", escreveu o chefe do Estado em seu conta no Twitter.

O vice-primeiro-ministro da autoproclamada república de Donetsk, Andrei Purguin, tinha anunciado que ontem à noite estava prevista a troca de 36 soldados ucranianos por 31 milicianos.

A troca de prisioneiros, segundo a fórmula "todos por todos" é um dos 12 pontos do acordo de cessar-fogo alcançado no último dia 5 em Minsk pelo Grupo de Contato para a crise ucraniana (Ucrânia, Rússia e a OSCE, com a participação de representantes das milícias pró-russas).

Desde a implantação da trégua, tanto a parte ucraniana como os separatistas pró-Rússia denunciaram violações ao regime de cessar-fogo, mas também concordaram que em termos gerais ele está sendo cumprido.

Poroshenko anunciou nesta quarta-feira que cerca de 700 soldados ucranianos já tinha sido libertados e que esperava a libertação de outros 500 nos próximos dias.

Segundo Kiev, as forças do governo durante a campanha militar capturaram cerca de 300 membros das milícias separatistas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem