Mundo

População de Israel considera que guerra não teve vencedor

A maioria dos israelenses acredita que nem Israel nem o Hamas venceu a guerra na Faixa de Gaza, mostra pesquisa


	Tanques israelenses em Gaza: para 54% dos israelenses, nenhuma parte saiu vitoriosa
 (Baz Ratner/Reuters)

Tanques israelenses em Gaza: para 54% dos israelenses, nenhuma parte saiu vitoriosa (Baz Ratner/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2014 às 09h23.

Jerusalém - A maioria dos israelenses acredita que nem Israel nem o Hamas venceu a guerra na Faixa de Gaza, que terminou com um cessar-fogo nesta terça-feira, após 50 dias de bombardeios, segundo uma pesquisa divulgada hoje.

Para 54% dos israelenses, nenhuma parte saiu vitoriosa do conflito, contra 26% que apontam a vitória de Israel e 16% que citam o Hamas.

A popularidade do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu registrou forte queda: 50% dos israelenses se declaram satisfeitos com a maneira como ele administrou a operação "Barreira Protetora", iniciada em 8 de julho, contra 77% há três semanas.

A pesquisa, publicada pelo jornal Haaretz, entrevistou 464 pessoas representativas da população israelense e tem margem de erro de 4,64%.

Segundo outra pesquisa, divulgada na quarta-feira por um canal de televisão, 54% dos israelenses são contrários ao cessar-fogo e 37% favoráveis.

Netanyahu justificou na quarta-feira a decisão de aceitar o cessar-fogo ao destacar que não admitiu nenhuma exigência do Hamas.

De acordo com o primeiro-ministro, "o Hamas nunca teve uma derrota de tal calibre desde sua criação", mas admitiu que "ainda é cedo para saber se a calma vai durar muito tempo".

O acordo de cessar-fogo, mediado pelo Egito, entrou em vigor na terça-feira, após uma guerra que deixou 2.143 mortos do lado palestino.

O exército israelense também registrou as maiores perdas desde a guerra contra o Hezbollah libanês em 2006, com 64 soldados mortos. Seis civis também morreram na batalha.

Acompanhe tudo sobre:PalestinaIsraelConflito árabe-israelenseHamasFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário

Natalidade da China bate nível mais baixo já registrado

PIB da China supera US$20 trilhões em 2025 e cresce 5%