Mundo

Pompeo se reunirá com Kim na Coreia do Norte entre 5 e 7 de julho

Secretário americano conversará com líder norte-americano sobre o processo de desnuclearização da península da Coreia, firmado na visita de Trump ao país

Mike Pompeo: a visita do chefe da será para "continuar suas consultas e pôr em prática os progressos" da cúpula entre os dois países (KCNA/Reuters)

Mike Pompeo: a visita do chefe da será para "continuar suas consultas e pôr em prática os progressos" da cúpula entre os dois países (KCNA/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de julho de 2018 às 19h22.

Washington - O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, visitará a Coreia do Norte entre os dias 5 e 7 de julho para conversar com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, sobre o processo de desnuclearização da península da Coreia, informou nesta segunda-feira o governo dos Estados Unidos.

Em sua entrevista coletiva diária, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, anunciou que o chefe da diplomacia americana iniciará em 5 de julho uma viagem a Pyongyang para "continuar os esforços em andamento para a desnuclearização" da península da Coreia.

Posteriormente, em comunicado, o Departamento de Estado detalhou que Pompeo estará em Pyongyang entre 5 e 7 de julho para "continuar suas consultas e pôr em prática os progressos" que foram alcançados pelo presidente Donald Trump e Kim na sua cúpula de 12 de junho em Singapura.

A declaração assinada em Singapura abre as portas para a desnuclearização do regime norte-coreano em troca de que Washington conceda garantias para sua sobrevivência, mas não especifica mecanismos nem prazos concretos para conseguir esses objetivos.

A terceira visita de Pompeo a Pyongyang pode servir para esboçar algumas das condições para futuros acordos ou inclusive definir prazos para que a Coreia do Norte desmantele seu programa atômico.

A viagem de Pompeo acontecerá em meio aos rumores sobre a possibilidade de que aconteça uma segunda cúpula entre Trump e Kim em setembro em Nova York.

O portal de notícias "Axios", que citou funcionários americanos como fontes, assegurou que Trump quer que a Coreia do Norte dê passos significativos no processo de desnuclearização e estuda a possibilidade de propor essa segunda cúpula como uma recompensa pelos seus esforços.

Perguntada a respeito, a porta-voz da Casa Branca disse hoje que, por enquanto, não tem "nada" a anunciar.

Depois da Coreia do Norte, Pompeo pretende visitar Tóquio entre 7 e 8 de julho para falar com os governantes de Japão e Coreia do Sul sobre o "compromisso compartilhado" para a desnuclearização "final" da península coreana, segundo detalhou em sua nota o Departamento de Estado americano.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips