Mundo

Policial que sacou arma contra jovens no Texas renuncia

Durante o ano passado ocorreram muitos casos que geraram preocupação sobre o uso excessivo e em certos casos letal da força policial contra negros do país


	Manifestantes protestam contra violência policial no Texas
 (REUTERS/Mike Stone)

Manifestantes protestam contra violência policial no Texas (REUTERS/Mike Stone)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2015 às 07h36.

O policial que sacou uma arma durante uma festa no Texas diante de adolescentes negros renunciou após a imagem se tornar viral na Internet, reavivando o debate sobre o abuso da força policial nos Estados Unidos.

Greg Conley, chefe da polícia de McKinney, 50 km ao norte de Dallas, deplorou a ação "indefensável" de Eric Casebolt, enquanto anunciava sua renúncia.

"Nossa política, nosso treinamento e nossa prática não apoiam estas ações", disse Conley à imprensa. O policial estava "fora de controle e, como mostra o vídeo, desequilibrado durante o incidente".

O vídeo filmado por um dos adolescentes, que posteriormente foi colocado no YouTube, mostra o policial branco gritando palavrões para os jovens e ordenando que se deitassem no chão.

Em uma caótica cena na qual é possível ver adolescentes correndo em torno de uma piscina para fugir da polícia, Casebolt joga uma menina negra no chão e a segura violentamente, sacando posteriormente sua arma quando dois jovens negros se aproximam, aparentemente para interceder por ela.

Durante o ano passado ocorreram muitos casos que geraram preocupação sobre o uso excessivo e em certos casos letal da força policial contra negros do país.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)InternetPaíses ricosPoliciais

Mais de Mundo

Tailândia anuncia que se juntará ao Brics como Estado associado em 1º de janeiro

Mediadores querem fechar acordo de trégua em Gaza antes da posse de Trump

Governo da Alemanha acusa Musk de tentar interferir em eleições do país