EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 19h27.
Bogotá - O major da Polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Sanmiguel chegaram à cidade colombiana de Cali após serem libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na missão humanitária coordenada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
O episódio aconteceu após dias de incerteza, em uma região desconhecida entre os departamentos de Cauca e Valle del Cauca (sudoeste da Colômbia), já que as Farc deviam ter realizado a libertação no domingo em outra região do país.
O policial e o militar chegaram à Cali em um helicóptero brasileiro e foram recebidos por altos comandantes das duas instituições às que pertencem.
O major Solórzano esteve refém das Farc por três anos e oito meses, enquanto o cabo Samiguel, ficou dois anos e oito meses.
Os dois foram entregues à ex-senadora Córdoba, a delegados do CICV e a um membro de Colombianos e Colombianas pela Paz, informou a Cruz Vermelha em comunicado, no qual detalha que agora serão transferidos a Bogotá, onde vão se reencontrar com familiares.
"Estamos muito satisfeitos que no final tenham cumprido com os compromissos assumidos pelas partes, tanto pelo Governo colombiano como pelas Farc", disse o chefe da delegação do CICV na Colômbia, Christophe Beney.
Além disso, agradeceu "mais uma vez, o apoio do Governo do Brasil que forneceu os helicópteros e a tripulação".
Com o episódio, sobe para seis o número de libertados pelas Farc desde 9 de fevereiro.
Os outros colombianos entregues pela guerrilha são: os vereadores Marcos Baquero e Armando Acuña; o infante de Marinha, Henry López, e o patrulheiro da Polícia, Carlos Alberto Ocampo