Mundo

Polícia investiga suástica em gramado de estádio croata

Marca de uma suástica foi feita no gramado do estádio Poljud, em Split, em que foi disputada uma partida entre a seleção local e a Itália.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2015 às 14h59.

Zagreb - A polícia croata investiga quem fez a marca de uma suástica no gramado do estádio Poljud, em Split, em que foi disputada a partida entre a seleção local e a Itália, pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, conforme informou nesta quinta-feira o presidente da federação do país, Davor Suker.

"Espero que os hooligans não triunfem. Pedimos ajuda de todos para protejer ao futebol. Do governo do croata e de toda a cidade de Split", afirmou o ex-atacante.

O jogo tinha portões fechados por punição aos anfitriões, devido cânticos nazistas e racistas, durante partida contra a Noruega, no dia 28 de março, também realizada na capital croata. A imagem da suástica foi feita por jornalistas que acompanharam a partida da tribuna de imprensa e telespectadores.

"Nós pedimos desculpas a todas as pessoas que acompanhavam o jogo, aos visitantes da Itália e aos jogadores de ambas as seleções", afirmou em nota a federação croata, de acordo com a agência de notícias local "Hina".

Segundo a entidade, a marca teria que ser feita entre 24 e 48 horas do jogo, para que ficasse visível durante o confronto. Além disso, admitiu a tentativa de "apagar" a suástica do gramado no intervalo do duelo.

No fim da partida, a polícia croata retirou partes do gramado onde o símbolo foi inscrito, para realização de exames periciais. Zoran Cvrk, diretor de segurança da federação, afirmou que espera uma punição rigorosa pelo incidente, mas defendeu a entidade, dizendo que a responsabilidade é da empresa que faz manutenção do gramado.

"Trata-se de uma evidente sabotagem e de um ato criminoso, que condenamos. Pedimos à polícia e aos órgãos judiciais, que descubram o responsável que envergonhou não só o nosso futebol, mas a todo o povo croata", diz a nota emitida pela federação.

A imprensa local publicou neste sábado que a suástica teria surgido no gramado a partir de um líquido jogado para "queimar" o gramado, tornando o símbolo visível a partir do acendimento da iluminação do estádio. A polícia local não comentou as informações.

Acompanhe tudo sobre:CroáciaEsportesEuropaFutebolItáliaNazismoPaíses ricosPiigsPreconceitosRacismo

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia