Mundo

Podcast EXAME Política: campanhas focam em tirar o eleitor de casa nos EUA

Pesquisa indica que Trump está em desvantagem na Pensilvânia, estado-chave na corrida presidencial. Ouça no podcast EXAME Política, todas as sextas-feiras

Eleições americanas: Donald Trump e Joe Biden (montagem/Exame)

Eleições americanas: Donald Trump e Joe Biden (montagem/Exame)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 23 de outubro de 2020 às 19h17.

Última atualização em 23 de outubro de 2020 às 19h27.

Com uma nova regra que permitia que o microfone dos candidatos fosse desligado para evitar interrupções indevidas, o último debate da corrida presidencial americana deste ano foi morno e sem grandes novidades em relação às propostas dos candidatos. O esforço das campanhas do presidente Donald Trump e do democrata Joe Biden está focado agora em convencer as bases de ambos candidatos a sair para votar — antecipadamente ou no dia das eleições. Como as eleições americanas podem afetar seu bolso? Assine gratuitamente a EXAME Research.

"De cada 5 dólares captados por Biden, Trump tem captado apenas 1. E ele pretende usar 35% desses recursos para tirar as pessoas de casa para votar, ou votar antecipadamente", analisa Maurício Moura, fundador do instituto de pesquisa IDEIA, no novo episódio do podcast EXAME Política — Temporada Eleições Americanas, que vai ao ar todas as sextas-feiras com os grandes tópicos da eleição nos Estados Unidos discutidos em menos de 30 minutos.

A dez dias das eleições, o podcast discute também os resultados de uma pesquisa exclusiva EXAME/IDEIA sobre a intenção de voto na Pensilvânia, um estado-chave na corrida à Casa Branca. Nele, Biden tem uma vantagem de 6% sobre Trump — e aparece empatado com ele entre o eleitorado branco, tradicionalmente republicano. A pesquisa também mediu a avaliação dos eleitores da Pensilvânia sobre a resposta de Trump à pandemia — 65% deles desaprovam o desempenho do presidente, o que favorece Biden na disputa.

"No debate desta quinta, Trump voltou a repetir que fez um ótimo trabalho no combate à pandemia, mas eu acho que nada disso convence mais os eleitores americanos, que estão muito insatisfeitos com o presidente em relação a isso", avalia Sérgio Teixeira Jr., que de Nova York cobre as eleições americanas para a EXAME.

Maurício Moura lembra de uma outra dificuldade de Trump na reta final da campanha, que é a percepção de Trump por boa parte do eleitorado como um candidato de oposição, e não como o "outsider" de 2016.

"O Trump continua com o discurso antistablishment, mas o problema cognitivo disso é que as pessoas não enxergam o presidente dessa maneira. Como temos visto ao redor do mundo nos ciclos eleitorais posteriores ao ápice dessa narrativa, esse é o grande mal quando elas chegam ao poder", avalia Moura no EXAME Política, que é mediado pela editora de macroeconomia da EXAME, Fabiane Stefano.

O podcast EXAME Política vai ao ar todas as sextas-feiras com os principais temas da eleição americana. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasJoe Biden

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia