Mundo

Pimentel pede pressa a europeus para iniciarem negociações

Países da UE precisam ter pressa na apresentação de propostas para dar início às negociações de livre-comércio com o Mercosul, disse ministro


	Fernando Pimentel: segundo o ministro, o Mercosul está consolidando a sua proposta, e os europeus precisam agir logo
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Fernando Pimentel: segundo o ministro, o Mercosul está consolidando a sua proposta, e os europeus precisam agir logo (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 15h45.

Brasília – Os países da União Europeia (UE) precisam ter pressa na apresentação de propostas para dar início às negociações de livre-comércio com o Mercosul, disse hoje (12) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Segundo o ministro, o Mercosul está consolidando a sua proposta, e os europeus precisam agir logo.

“Nós [países do Mercosul] estamos consolidando a nossa oferta. Esperamos que a União Europeia apresente sua proposta o mais rápido possível, ainda que não o faça mais em 2013, como tinha sido acordado”, declarou o ministro em encontro com empresários e representantes do governo francês. Acompanhado da ministra do Comércio Exterior da França, Nicole Bricq, Pimentel participou, na manhã de hoje, do 1º Fórum Econômico Brasil–França, em Brasília.

As negociações entre o Mercosul e a UE arrastam-se há 15 anos. Em janeiro deste ano, os dois lados fixaram o fim do ano como prazo final para a troca de listas de itens que estariam dispostos a liberar as importações.

A partir daí, os dois blocos econômicos começariam a negociar. Membro mais novo do Mercosul, a Venezuela não participa das discussões.

Os países do Mercosul apresentariam a lista na próxima semana. No entanto, a UE pediu que a troca das listas fosse adiada em um mês. O Mercosul reivindica a retirada dos subsídios agrícolas pelos países europeus.

A União Europeia quer a retirada de barreiras protecionistas a produtos industrializados pelos países sul-americanos.

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorEuropaMercosulUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições