Mundo

PIB grego do 1º tri é revisado em baixa

Atenas - A economia da Grécia registrou contração de 1% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre do ano passado, maior do que o previamente calculado, segundo revisão dos dados divulgados anteriormente, quando estimou-se queda de 0,8%. Em base anual, o Serviço Nacional de Estatísticas disse que o PIB da Grécia caiu 2,5% no […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Atenas - A economia da Grécia registrou contração de 1% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre do ano passado, maior do que o previamente calculado, segundo revisão dos dados divulgados anteriormente, quando estimou-se queda de 0,8%. Em base anual, o Serviço Nacional de Estatísticas disse que o PIB da Grécia caiu 2,5% no primeiro trimestre, levemente pior em relação à contração de 2,3% avaliada anteriormente.

Os investimentos brutos em ativos fixos caíram 14,6% em base anual no primeiro trimestre, enquanto o consumo total cedeu 0,7%, refletindo desaceleração no consumo público de 9% em termos anuais. O déficit comercial recuou 15,8%, após as importações cederem 6,6% e as importações caírem 0,5%.

"Os números não mostram aceleração real na contração econômica, embora espere que se deteriore nos próximos dois trimestres", disse o economista-chefe do National Bank of Greece, Nikos Magginas. "Como o previsto, os investimentos e o consumo público pesaram no dado, mas houve uma surpresa positiva na resiliência do consumo privado, que cresceu 1,5% em comparação ao ano passado, e as exportações, que se sustentaram muito bem", acrescentou.

Portugal
A economia de Portugal registrou expansão no primeiro trimestre de 1,1% em relação ao quarto trimestre do ano passado, refletindo elevação nos gastos dos consumidores e nas exportações, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE, em inglês). Os números superam a prévia divulgada anteriormente. Em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, a economia de Portugal cresceu 1,8%, revertendo contração de 1% registrada no quarto trimestre, em base anual. Foi a primeira expansão anual em seis trimestres.

Na prévia, o governo havia calculado crescimento trimestral de 1% e anual de 1,7% no primeiro trimestre. Os gastos com consumo avançaram 2,7% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado e as exportações subiram 8,5%. As importações cresceram 5,2%. A economia portuguesa cresceu em três dos últimos quatro trimestres. As informações são da Dow Jones.

Leia outras notícias sobre a crise grega ou sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaIndicadores econômicosPIBPiigs

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua