Mundo

PIB dos EUA cresceu 2,7% no 1º trimestre

Washington - A economia norte-americana cresceu à taxa anualizada de 2,7% no primeiro trimestre, segundo a leitura final do Departamento do Comércio, divulgada hoje. O Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou abaixo da leitura anterior, de expansão de 3%, e da previsão dos economistas, que também era de crescimento de 3%. Os gastos com […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Washington - A economia norte-americana cresceu à taxa anualizada de 2,7% no primeiro trimestre, segundo a leitura final do Departamento do Comércio, divulgada hoje. O Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou abaixo da leitura anterior, de expansão de 3%, e da previsão dos economistas, que também era de crescimento de 3%.

Os gastos com consumo, que respondem por cerca de 70% do PIB, subiram menos que o calculado anteriormente. Segundo o Departamento do Comércio, eles subiram 3% no primeiro trimestre - dado revisado do aumento de 3,5% divulgado anteriormente. Mas o lucro das empresas foi revisado em alta, para aumento de 12,1% no primeiro trimestre, ante o registro anterior de alta de 9,7%. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o lucro das empresas subiu 45,9%.

Os estoques das empresas foram revisados em alta, para US$ 41,2 bilhões no primeiro trimestre, ante US$ 33,9 bilhões no cálculo anterior. As vendas reais finais, que representam o PIB menos os estoques, subiram 0,8% no primeiro trimestre, de estimativa anterior de alta de 1,4%. As exportações e as importações foram também revisadas em alta. As exportações subiram 11,3% e as importações avançaram 14,8%. Anteriormente, o Departamento do Comércio havia dito que as exportações tinham subido 7,2% e as importações haviam avançado 10,4%.

A atividade no setor imobiliário caiu 10,3% no primeiro trimestre, revisado de queda de 10,7%. Os investimentos das empresas foram revisados em baixa, para alta de 2,2%, de alta de 3,1% informada anteriormente. Os investimentos do governo federal permaneceram em alta de 1,2%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma