Mundo

PIB dos EUA é revisto para cima, mas desaponta

Economia cresceu 5,3% no primeiro trimestre; analistas esperavam taxa 0,5 ponto percentual maior

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A revisão do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos mostrou que a economia americana cresceu a uma taxa anualizada de 5,3% no primeiro trimestre do ano, e não 4,8% como havia sido estimado. O resultado, um grande avanço diante do 1,7% registrado no quarto trimestre de 2005, é a melhor alta trimestral apurada desde o terceiro trimestre de 2003.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25/5) pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos. De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, o avanço de 5,3% ficou abaixo do esperado pelo mercado do país: pesquisa realizada com 23 economistas pelo Dow Jones Newswires apontava para um crescimento de 5,8%.

O relatório do governo dos Estados Unidos também mostrou que as exportações cresceram 14,7% no trimestre, frente ao mesmo período do ano passado, enquanto as importações aumentaram em 12,8%. Os gastos do governo federal tiveram expansão de 10,5%, abaixo do registrado na primeira estimativa, que indicou alta de 10,8%. Já os gastos de consumidores cresceram 5,2% e contribuíram com 3,63 pontos percentuais do crescimento do PIB no primeiro trimestre.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

França faz hoje eleição para a Presidência da Assembleia Nacional

Autor do atentado contra Donald Trump postou sobre ataque dias antes em plataforma de jogos online

Mais na Exame