Mundo

Pesquisas sobre eleições na Venezuela são conflitantes

Em algumas pesquisas, o atual presidente Hugo Chávez aparece com ampla vantagem sobre o candidato da oposição Henrique Caprilles; em outras é o contrário


	A Predicmática aponta Caprilles na frente com 47,4%, contra 44% de Chávez, em pesquisa realizada em meados de agosto
 (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

A Predicmática aponta Caprilles na frente com 47,4%, contra 44% de Chávez, em pesquisa realizada em meados de agosto (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2012 às 18h43.

Caracas - Faltando pouco mais de um mês para as eleições presidenciais na Venezuela, as pesquisas eleitorais, realizadas por diversas empresas do país, apontam resultados conflitantes.

Em algumas pesquisas, o atual presidente Hugo Chávez aparece com ampla vantagem sobre o candidato da oposição Henrique Caprilles. Já em outras enquetes, Caprilles aparece à frente de Chávez.

As pesquisas divulgadas ao longo dos últimos meses sempre deram ampla vantagem a Chávez, como as do Instituto Venezuelano de Análise de Dados (IVAD), na qual o atual presidente aparece com 50,8% de intenção de votos, contra 32,4% de seu opositor, assim como a pesquisa realizada pelo Datanálisis, que aponta Chávez com vantagem de 15,3%, além indicar a presença de 23,1% de indecisos.

No entanto, há semanas começaram a aparecer pesquisas como a dos Consultores 21, que não havia sido divulgada até então e que foi confirmada há poucos dias pela companhia, na qual Caprilles aparece com pequena vantagem, tendo 47,7% das intenções de voto, contra 45,9% de Chávez, além de 6,4% de indecisos.

Já a Predicmática aponta Caprilles na frente com 47,4%, contra 44% de Chávez, em pesquisa realizada em meados de agosto.

Cerca de 19 milhões de venezuelanos devem votar no próximo dia 7 de outubro para escolher o presidente que dirigirá o país no período de 2013-2019.

Os principais candidatos são o atual presidente Hugo Chávez, que tem 58 anos e concorre a sua terceira reeleição, e o ex-governador e advogado Henrique Caprilles, que tem 40 anos. Eles disputam ainda com cinco candidatos independentes que não apareceram nas pesquisas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesPolíticaVenezuela

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame