Mundo

Pesquisa aponta empate técnico entre Chávez e Capriles

A pesquisa especifica que o eleitorado comprometido a votar é de 72,5%, setor no qual 51% votaria em Chávez, 45% em Capriles e 4% continua indeciso

Esta é a primeira pesquisa que localiza Capriles em um empate técnico com o presidente (Juan Barreto /AFP)

Esta é a primeira pesquisa que localiza Capriles em um empate técnico com o presidente (Juan Barreto /AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2012 às 14h48.

Caracas - O presidente venezuelano e candidato às eleições presidenciais do dia 7 de outubro, Hugo Chávez, conta com 46% das intenções de voto, enquanto o opositor Henrique Capriles acumula 45% de aprovação por parte do eleitorado, segundo a empresa de pesquisas Consultores 21.

'Segundo nossa última pesquisa, o presidente Chávez conta com 46% de intenção de votos e o governador (do estado de Miranda) Capriles com 45%, é um tipo de empate técnico entre as duas candidaturas', disse à Agência Efe o vice-presidente da Consultores 21, Saúl Cabrera.

O estudo, realizado entre os dias 3 e 13 de março passado, contou com uma amostra nacional 'urbana rural' de 2.000 pessoas com uma margem de erro de 2,3 pontos percentuais.

A pesquisa especifica que o eleitorado comprometido a votar é de 72,5%, setor no qual 51% votaria em Chávez, 45% em Capriles e 4% continua indeciso.

No caso de Chávez não ser o candidato do Governo, os entrevistados afetos ao chavismo asseguraram que dariam seu voto em primeiro lugar ao atual vice-presidente, Elías Jaua, ou a Adán Chávez, irmão do presidente e governador do estado de Barinas.

No segundo lugar aparece o ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, e no terceiro o presidente da Assembleia Nacional e vice-presidente do governista Partido Socialista Unido da Venezuela, Diosdado Cabello.

Esta é a primeira pesquisa que localiza Capriles em um empate técnico com o presidente, depois que nas últimas semanas foram divulgadas quatro pesquisas que dão entre 18 e 33 pontos de vantagem ao presidente sobre o opositor. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Espanhóis prostestam na cidade de Málaga por conta do turismo em masa e valor das moradias

França tem eleições este domingo e latinos temem vitória da extrema direita, favorita nas pesquisas

Candidatos reformista e ultraconservador disputarão 2º turno presidencial do Irã

Nova lei de imigração em Cuba abre caminho para a retirada de cidadania dos opositores políticos

Mais na Exame