Mundo

Peru decreta estado de exceção em três províncias

Decreto nas províncias de Celendín, Hualgayoc e Cajamarca se justifica como ''consequência da violência promovida por maus dirigentes"

Vista aérea de Cajamarca, no Peru: A medida constitucional que restringe a liberdade de reunião (Wikimedia Commons)

Vista aérea de Cajamarca, no Peru: A medida constitucional que restringe a liberdade de reunião (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 22h06.

Lima - O governo do Peru decretou estado de exceção em três províncias da região Cajamarca por causa dos violentos enfrentamentos que causaram a morte de três pessoas e 20 feridos, informou nesta terça-feira o ministro da Justiça do país, Juan Jiménez.

A medida constitucional que restringe a liberdade de reunião, direitos sobre segurança pessoal e inviolabilidade do domicílio será publicada nesta quarta-feira no diário oficial ''El Peruano''.

Jiménez declarou ao canal ''N'' que o decreto nas províncias de Celendín, Hualgayoc e Cajamarca se justifica como ''consequência da violência promovida por maus dirigentes'' e ''para evitar que haja mais excessos''.

Manifestantes contrários ao projeto de mineração Conga, que será desenvolvido em Cajamarca pela empresa Yanacocha, fizeram uma passeata de protesto nesta terça-feira rumo ao município de Celendín para tomar as instalações, devido a recentes declarações deste prefeito contra a greve indefinida que mantêm há 34 dias.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaViolência urbana

Mais de Mundo

Trump publica artigo que classifica as eleições do Brasil como ‘próximo teste’ para sua influência

Cidade do México barra venda de álcool durante jogo contra a Tchéquia pela Copa do Mundo

Líbano e Israel começam a quinta rodada de negociações para cessar-fogo

'Nenhum país tem permissão para cobrar pedágios' em Ormuz, diz Marco Rubio