Mundo

Pela 1ª vez, R.Dominicana entra para Conselho de Segurança da ONU

A África do Sul, Alemanha, Bélgica e Indonésia também foram eleitos como membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU

O conselho é composto por 15 países, mas apenas cinco são permanentes (Al Bello/Getty Images)

O conselho é composto por 15 países, mas apenas cinco são permanentes (Al Bello/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 8 de junho de 2018 às 15h55.

Nações Unidas - A República Dominicana foi escolhida nesta sexta-feira como novo membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, uma posição que ocupará pela primeira vez em sua história no biênio 2019-2020.

A candidatura dominicana, que não tinha oposição dentro do grupo da América Latina e do Caribe, obteve o apoio de 184 dos 193 Estados-membros da organização.

Na mesma votação, a Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu outros quatro membros não permanentes do Conselho de Segurança: África do Sul, Alemanha, Bélgica e Indonésia.

Os três primeiros, assim como a República Dominicana, tinham a aprovação de seus grupos regionais e não possuíam concorrentes na votação de hoje, enquanto a Indonésia tinha a oposição das ilhas Maldivas para a cadeira reservada para os países da região da Ásia e do Pacífico.

Alemanha e República Dominicana, com 184 votos, obtiveram a votação mais expressiva, seguidos de Bélgica (181) e Indonésia (144).

Para serem escolhidos, os países precisam de, no mínimo, o apoio de dois terços dos Estados-membros que participarem da votação secreta realizada na Assembleia Geral.

Pela primeira vez desde a criação das Nações Unidas, a República Dominicana fará parte do Conselho de Segurança, que é o principal órgão de decisão da organização e o encarregado das questões de paz e segurança.

Os novos membros integrarão o Conselho de Segurança a partir de 1º de janeiro de 2019, em substituição de outros cinco países que completam seu mandato de dois anos: Bolívia, Etiópia, Cazaquistão, Holanda e Suécia.

Já Peru, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Kuwait e Polônia seguirão como membros não permanentes do Conselho em 2019.

No total, o Conselho de Segurança está composto por 15 países, dez com cadeiras temporárias e cinco permanentes: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, que, além disso, contam com poder de veto.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCaribeConselho de Segurança da ONUONURepública Dominicana

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem