Mundo

Passagem do tufão 'Tembin' pelas Filipinas deixa 8 mortos

Sete das vítimas morreram afogadas nas províncias da Unión e Quezón, no norte do país, e em Zamboanga do Sul, na sulina ilha de Mindanao


	Casas na Filipinas afetadas por inundação, que deixaram mais de três milhões de desabrigados
 (Reuters)

Casas na Filipinas afetadas por inundação, que deixaram mais de três milhões de desabrigados (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2012 às 21h36.

Manila - Pelo menos oito pessoas morreram nas Filipinas e outras três estão desaparecidas pelos efeitos do tufão ''Tembin'', que atingiu ontem o norte do arquipélago e se dirige agora para Taiwan.

Segundo o Centro Nacional de Prevenção de Desastres, sete das vítimas morreram afogadas nas províncias da Unión e Quezón, no norte do país, e em Zamboanga do Sul, na sulina ilha de Mindanao, onde o tufão não bateu totalmente, mas contribuiu para aumentar as chuvas de monção.

A outra vítima faleceu de leptospirose Outras três pessoas estão desaparecidas na província da Unión, ao norte da ilha de Luzon.

Com as últimas vítimas sobe para 180 o número de mortos nas Filipinas durante o mês de agosto após a passagem de vários tufões e depressões tropicais que inundaram durante dois dias 60% da capital, Manila.

Além disso, as inundações deixaram mais de três milhões de desabrigados e tiveram forte custo econômico pelos destroços nas infraestruturas e pelos danos à agricultura.

Após abandonar as Filipinas, ''Tembin'' se dirige desde ontem à noite rumo a Taiwan e ao sul da China com ventos sustentados de 100 km/h e sequências de até 130 km/h, segundo o serviço filipino de meteorologia.

Entre 15 e 20 tufões atingem o arquipélago filipino durante a temporada de chuvas, que em geral começa em maio e termina em novembro. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChuvasClimaFilipinasMudanças climáticas

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia