Mundo

Partidos derrubam site do TCE

Página do tribunal na internet enfrenta problemas devido ao alto número de acesso no último dia para políticos trocarem de partidos para as eleições municipais

Os partidos acessam o site para ver suas listas de filiados  (Stock.xchng)

Os partidos acessam o site para ver suas listas de filiados (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2011 às 18h12.

Brasília – A exatamente um ano das eleições municipais, a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet está com problemas de congestionamento na tarde de hoje (7). Os problemas foram causados, segundo a assessoria do tribunal, em função do grande número de partidos políticos que estão acessando o site para apresentar as listas de filiação.

O TSE acredita que os dirigentes partidários estão confundindo as datas. Hoje é o último dia para quem for concorrer às eleições de 2012 filiar-se a um partido político, mas as agremiações têm até o dia 14 para apresentar a lista de filiados. Para fazer parte de um partido, o candidato deve apenas procurar a legenda, não há trâmite no TSE para isso.

Hoje também acaba o prazo para os candidatos que quiserem mudar o domicílio eleitoral e para qualquer alteração na lei eleitoral que valha para o pleito municipal do ano que vem. A criação de novos partidos políticos também tem prazo máximo de um ano antes das eleições, encerrado nesta sexta-feira. Com a inclusão dos novos Partido Social Democrático (PSD) e Partido Pátria Livre (PPL), o Brasil conta hoje com 29 agremiações aptas a lançar candidatos para prefeitos e vereadores.

Já os eleitores terão até o dia 9 de maio para requerer ou transferir os títulos. As campanhas eleitorais começam a partir de 6 de julho de 2012, um dia depois do prazo final para requerimento do registro de candidatos. A propaganda eleitoral no rádio e na TV se inicia em 21 de julho. As pesquisas eleitorais, no entanto, já podem ser publicadas a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesInternetPolíticaSites

Mais de Mundo

Incêndio em Los Angeles deixam 11 mortos e 13 desaparecidos

Ucrânia anuncia estar interrogando dois soldados norte-coreanos detidos

Colisão de bondes deixa pelo menos 20 feridos no nordeste da França; vídeo

Após posse de Maduro, governo Lula 'deplora' prisão e perseguição de opositores na Venezuela