Mundo

Parlamento da Venezuela escolhe amanhã novo comando

Caso Diosdado Cabello, aliado de Chávez, vença o pleito, o político pode assumir interinamente a presidência da Venezuela


	Presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, junto a Hugo Chávez: Cabello afirmou que a Assembleia Nacional venezuelana continuará ao lado de Chávez
 (AFP)

Presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, junto a Hugo Chávez: Cabello afirmou que a Assembleia Nacional venezuelana continuará ao lado de Chávez (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 21h36.

Brasília – O novo comando da Assembleia Nacional da Venezuela (Parlamento) será eleito amanhã (5). Aliado do presidente venezuelano, Hugo Chávez, o atual presidente do Parlamento, Diosdado Cabello, é candidato à reeleição.

Caso vença a disputa, Cabello poderá assumir interinamente a chefia do governo venezuelano se Chávez, reeleito em outubro, não tomar posse no cargo. A Constituição do país prevê que, nesta hipótese, o chefe do Legislativo deve convocar novas eleições para a Presidência da República em um prazo máximo de 30 dias. A posse está marcada para o próximo dia 10. Atualmente, o posto de presidente interino é ocupado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro.

 Em mensagem hoje (4) nas redes sociais, Cabello destacou que a Assembleia Nacional é um espaço para o diálogo, e deve ficar longe de “conspirações” para desestabilizar o país. "Não se enganem, a Assembleia Nacional é revolucionária e socialista e continuará ao lado do povo e de nosso comandante”, destacou.

Hugo Chávez está internado há quase um mês em Havana, Cuba, para tratamento contra o câncer.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal