Mundo

Parlamentares russos são a favor de integridade da Ucrânia

Todos os grupos parlamentares da Câmara dos Deputados da Rússia são a favor da integridade territorial da Ucrânia, segundo deputado


	Duma, a Câmara dos Deputados russa: "nos pronunciamos a favor da preservação da integridade territorial da Ucrânia", disse Leonid Slutski
 (Alex Rave/Wikimedia Commons)

Duma, a Câmara dos Deputados russa: "nos pronunciamos a favor da preservação da integridade territorial da Ucrânia", disse Leonid Slutski (Alex Rave/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2014 às 10h46.

Moscou - Todos os grupos parlamentares da Duma, Câmara dos Deputados da Rússia, são a favor da integridade territorial da Ucrânia, disse hoje o parlamentar Leonid Slutski, presidente do Comitê para Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

"No dia de hoje todos os grupos parlamentares da Duma nos pronunciamos a favor da preservação da integridade territorial da Ucrânia, mas reconhecemos o direito dos cidadãos da Crimeia de realizar um referendo sobre os assuntos que estimem convenientes", disse Slutski em entrevista à imprensa local.

O deputado acrescentou que a Duma definirá sua posição sobre a possível incorporação da Crimeia à Federação Russa assim que se souberem os resultados da consulta, convocada para o dia 16 de março.

Logo após o anúncio do referendo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reuniu-se com seu Conselho de Segurança para abordar a situação na Ucrânia e o desenrolar dos eventos na Crimeia.

A informação foi transmitida pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, que não deu detalhes sobre a reunião do conselho, integrado pelos mais altos cargos do Estado.

A Crimeia tem dois milhões de habitantes, dos quais 60% são russos, 26% ucranianos e 12% tártaros, grupo favorável a manter a região dentro da Ucrânia.

As novas autoridades de Kiev não reconhecem o governo da Crimeia, que por sua vez considera ilegítimo o executivo central e seguem considerando como presidente da Ucrânia o deposto Viktor Yanukovich, refugiado na Rússia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaCrise políticaUcrânia

Mais de Mundo

Trump diz que Irã quer negociar e avalia ação militar

Rússia combate na Ucrânia há tanto tempo quanto na Segunda Guerra Mundial

Incêndio na Patagônia argentina já devastou quase 12 mil hectares

UE confirma assinatura do acordo com Mercosul no sábado, 17