Mundo

Paris reúne 45 mil pessoas na "Marcha do Século" pelo clima

Os jovens foram os primeiros a se manifestar em todo o mundo como resposta ao chamado da adolescente sueca Greta Thunberg

Estudantes participam de protesto contra mudanças climáticas em Paris, França, no dia 15 de março de 2019
 (Mustafa Yalcin/Anadolu Agency/Getty Images)

Estudantes participam de protesto contra mudanças climáticas em Paris, França, no dia 15 de março de 2019 (Mustafa Yalcin/Anadolu Agency/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 16 de março de 2019 às 14h50.

Cerca de 45 mil pessoas, de acordo com a polícia, e 107 mil, segundo os organizadores, participaram neste sábado da "Marcha do Século", manifestação destinada a denunciar a falta de ação dos governos contra as mudanças climáticas.

"Mais de 350 mil pessoas em 220 cidades da França se unem para denunciar a falta de ação do governo francês frente à mudança climática e seu cinismo frente à crise social", afirmou um dos organizadores.

Em marchas anteriores pelo clima, iniciadas após a renúncia do ex-ministro da Transição Ecológica, Nicolas Hulot, mais de 15.000 pessoas tomaram as ruas da capital francesa.

Cerca de 140 organizações, do Greenpeace da França à Fundação Nicolas Hulot, pediram para que as pessoas se manifestassem neste sábado alegando que é "hora de mudar o sistema industrial, político e econômico para proteger o meio ambiente, a sociedade e os indivíduos".

Os jovens foram os primeiros a se manifestar na sexta-feira, respondendo maciçamente em todo o mundo ao chamado da adolescente sueca Greta Thunberg.

Em Paris, entre 29.000 e 40.000 foram às ruas e 168.000 em toda a França, segundo a organização Youth for Climate.

Acompanhe tudo sobre:Mudanças climáticasParis (França)Protestos

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame