Mundo

Para site estatal norte-coreano, Trump é sábio e visionário

"Na minha opinião pessoal, há muitos aspectos positivos nas políticas incendiárias de Trump", afirma o editorial do veículo liderado por Kim Jong-un


	Trump: "na minha opinião pessoal, há muitos aspectos positivos nas políticas incendiárias de Trump", afirma o editorial do veículo liderado por Kim Jong-un
 (Tom Pennington/Getty Images)

Trump: "na minha opinião pessoal, há muitos aspectos positivos nas políticas incendiárias de Trump", afirma o editorial do veículo liderado por Kim Jong-un (Tom Pennington/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2016 às 09h30.

Seul - O site propagandístico norte-coreana "DPRK Today" elogiou nesta quarta-feira o virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, a quem definiu como um "político sábio" e "com visão" por sua intenção de retirar as tropas americanas da península da Coreia.

"Na minha opinião pessoal, há muitos aspectos positivos nas políticas incendiárias de Trump", afirma o editorial desta página estatal do regime liderado por Kim Jong-un, que foi publicado assinado pelo acadêmico norte-coreano Han Yong-Mook.

"Se os Estados Unidos não interferirem nos assuntos da península, as duas Coreias poderão se reconciliar e cooperar", acrescenta o texto, que foi recolhido por diversos meios de comunicação sul-coreanos e internacionais.

"O candidato que os americanos deveriam escolher não é a (democrata) Hillary Clinton, que quer aplicar o modelo iraniano ao assunto nuclear da península da Coreia, mas Trump tem o objetivo de conversar diretamente conosco", destaca o editorial.

Ao longo de sua campanha para ser o candidato republicano à Casa Branca, Trump afirmou que sua intenção é dialogar com Pyongyang para pôr fim a seu programa de desenvolvimento de armamento nuclear, assim como pressionar Pequim para avançar neste assunto.

O magnata americano também sugeriu que Washington deve retirar suas tropas da Coreia do Sul a menos que Seul assuma uma maior parte do custo econômico deste desdobramento.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCelebridadesCoreia do NorteDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA