Mundo

Para líder da OMC, não será possível recuperar a economia global sem fluxo livre de comércio

Vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis também comentou sobre a necessidade de manter cautela quanto ao protecionismo

Contudo, ele acrescentou que a Europa continuará tomando medidas para proteger sua cadeia de suprimentos (Pascal Bitz/World Economic Forum/Divulgação)

Contudo, ele acrescentou que a Europa continuará tomando medidas para proteger sua cadeia de suprimentos (Pascal Bitz/World Economic Forum/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 11h37.

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou nesta quinta-feira, 18, que "não será possível recuperar a economia global" sem antes reverter a fragmentação entre países e estabelecer um fluxo livre de comércio. "Com certeza, estamos preocupados sobre o unilateralismo e o protecionismo", afirmou Ngozi, durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis também comentou sobre a necessidade de manter cautela quanto ao protecionismo. "Devemos preservar o multilateralismo ao mesmo tempo em que tentamos encontrar um equilíbrio que permita aumentar a resiliência das cadeias de oferta", disse.

Cadeira de suprimentos

Contudo, ele acrescentou que a Europa continuará tomando medidas para proteger sua cadeia de suprimentos.

Ao ser questionada sobre o que poderia ajudar na resiliência das cadeias de oferta sem fragmentar o comércio global, Ngozi voltou a reforçar o papel essencial de países emergentes e em desenvolvimento.

"Ao investir nesses países, a Europa, por exemplo, poderia reduzir os custos do comércio e aumentar a produtividade", afirmou a dirigente.

Acompanhe tudo sobre:OMC – Organização Mundial do ComércioFórum Econômico Mundial

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA