Para Hamas, formação de um novo governo palestino é ilegal

Lei estipula que todo novo gabinete deve ser aprovado pelo Conselho Legislativo

Gaza - O movimento islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, considerou "ilegal" a renúncia do Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP) liderado por Salam Fayyad e o anúncio da formação de um novo Executivo.

"Esta medida é ilegal e a rejeitamos". O Governo tem que ganhar a confiança do Parlamento, disse o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri.

A Lei Básica palestina estipula que todo novo gabinete deve ser aprovado pelo Conselho Legislativo Palestino em um prazo de três semanas que pode ser prolongado por até cinco semanas.

O Hamas conta com maioria absoluta no Parlamento, que permanece dissolvido desde que o movimento islâmico tomou pela força o poder em Gaza em 2007.

Segundo Zuhri, a decisão do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, de aceitar a renúncia do Gabinete e encarregar Fayyad pela formação de um novo Executivo "tem como objetivo criar confusão e ocultar os escândalos publicados pela emissora 'Al Jazeera' no mês passado" sobre o conteúdo das negociações de paz entre Israel e Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

A situação do Governo da ANP "é similar ao que ocorreu na Tunísia e no Egito", acrescentou o porta-voz.

Ele também afirmou que a decisão de mudar o Governo é contraditória com a convocação de eleições presidenciais e legislativas para setembro, o que foi anunciado pela ANP no último fim de semana e que o Hamas rejeita.

A divisão política entre a ANP e o Governo do Hamas em Gaza impediu até agora a realização de eleições, apesar de tanto o mandato presidencial quanto o parlamentar terem expirado.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.