Mundo

Papa otimista sobre "unidade plena" entre católicos e coptas

A declaração foi feita durante a visita do patriarca copta ortodoxo de Alexandria, Tawadros II


	Papa Francisco acena após sua audiência semanal na Praça de São Pedro: "a visita de hoje reforça os laços de amizade e de fraternidade que já (nos) unem", afirmou
 (Filippo Monteforte/AFP)

Papa Francisco acena após sua audiência semanal na Praça de São Pedro: "a visita de hoje reforça os laços de amizade e de fraternidade que já (nos) unem", afirmou (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2013 às 09h29.

Cidade do Vaticano - O Papa Francisco se mostrou nesta sexta-feira "convencido" de poder " dar novos passos significativos para a unidade plena" entre católicos e coptas, durante uma visita do patriarca copta ortodoxo de Alexandria, Tawadros II.

"Estou convencido de que, guiados pelo Espírito Santo, nossa oração perseverante, nosso diálogo e a vontade de construir dia a dia a comunhão no amor, conseguiremos dar novos passos significativos para a unidade plena", declarou para Tawadros II.

Esta é a primeira visita de um patriarca da principal Igreja não católica do Oriente Médio desde 1973, ponto alto de uma viagem à Europa durante a qual Tawadros visitará várias paróquias coptas.

"A visita de hoje reforça os laços de amizade e de fraternidade que já (nos) unem", afirmou Francisco, que recordou o "encontro histórico há 40 anos entre nossos predecessores, o Papa Paulo VI e o patriarca Shenuda III (...) após séculos de afastamento".

Tawadros II convidou o Papa a visitar o Egito.

"Espero poder ter em breve a honra de uma visita de Sua Santidade a meu querido país, Egito", disse em inglês.

Esta é a primeira viagem ao exterior do patriarca desde sua eleição, em novembro de 2012, no momento em que a minoria copta do Egito, que representa entre 6% e 10% da população, enfrenta a ascensão do islamismo e alguns optam pela emigração.

Acompanhe tudo sobre:CatólicosIgreja CatólicaPapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana