Mundo

Papa Francisco visitará o México em 2016

Porta-voz confirmou que a agenda provavelmente vai incluir uma visita ao santuário da Virgem de Guadalupe, na Cidade do México


	Papa Francisco: a programação da visita do Papa ainda não foi elaborada, mas é provável que inclua um gesto de solidariedade aos imigrantes mexicanos
 (Reuters)

Papa Francisco: a programação da visita do Papa ainda não foi elaborada, mas é provável que inclua um gesto de solidariedade aos imigrantes mexicanos (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2015 às 14h18.

O Papa Francisco vai visitar o México em 2016, informou nesta terça-feira à AFP o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que afirmou que as datas e a agenda da viagem ainda não foram definidas.

A notícia foi antecipada nesta mesma terça pela correspondente da televisão mexicana Televisa, a quem Lombardi confirmou que Francisco viajará "no ano que vem" a seu país, sem especificar datas.

O porta-voz confirmou à AFP que a agenda provavelmente vai incluir uma visita ao santuário da Virgem de Guadalupe, na Cidade do México.

Tanto o presidente Enrique Peña Nieto como a Conferência Episcopal Mexicana convidaram o Papa a visitar o país em várias ocasiões.

O Papa João Paulo II visitou em cinco ocasiões o México durante seus mais de 26 anos de pontificado e o Papa emérito Bento XVI apenas uma vez, em 2012.

Enquanto a programação da visita do Papa latino-americano ainda não foi elaborada, é provável que inclua um gesto de solidariedade aos imigrantes mexicanos que tentam cruzar ilegalmente a fronteira com os Estados Unidos, um fenômeno que acompanha com particular atenção.

O Papa assegurou em março, durante uma entrevista exclusiva concedida à Televisa, que o México merece uma visita de "pelo menos uma semana".

"Eu pensava em entrar nos Estados Unidos pelo México, passando por Ciudad Juárez, na fronteira", contou Francisco aos jornalistas que o acompanharam em setembro no voo que o levou de Cuba para os Estados Unidos.

"Mas ir ao México sem ir a Guadaluoana... teria sido uma bofetada", comentou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMéxicoPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson