Mundo

Papa está disposto a visitar Coreia do Norte se o convidarem oficialmente

De acordo com o presidente sul-coreano, com quem o papa se reuniu nesta quinta-feira, Francisco aceitaria visitar a Coreia do Norte

Papa Francisco: até hoje, nenhum pontífice esteve na Coreia do Norte (Max Rossi/Reuters)

Papa Francisco: até hoje, nenhum pontífice esteve na Coreia do Norte (Max Rossi/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 12h28.

Seul - O papa Francisco está disposto a visitar a Coreia do Norte se receber um convite formal de Pyongyang, informou o porta-voz da presidência sul-coreana Yoon Young-chan.

O tema foi abordado nesta quinta-feira em uma reunião no Vaticano entre Francisco e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que já tinha dito anteriormente que haveria um convite nesse sentido do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O porta-voz da presidência sul-coreana afirmou em entrevista coletiva na Cidade do Vaticano que, nesse encontro, o papa disse que poderia viajar para esse país depois de receber um convite oficial.

"O papa disse: 'Darei uma resposta incondicional se receber um convite (oficial) e poderei ir'", disse Yoon, segundo a transcrição enviada pelo escritório presidencial sul-coreano.

Até hoje, nenhum pontífice esteve na Coreia do Norte.

O papa Francisco recebeu Moon hoje no Vaticano em um encontro que durou cerca de uma hora. Na reunião, a previsão era de que o presidente sul-coreano passasse ao papa os comentários favoráveis que Kim fez em setembro em Pyongyang sobre a possibilidade da visita.

O Vaticano ainda não se pronunciou sobre a mensagem transmitida por Moon.

Durante a reunião, o papa desejou paz na Península da Coreia e parabenizou a atual aproximação dos dois países para a desnuclearização da Coreia do Norte.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NortePapa FranciscoIgreja CatólicaVaticano

Mais de Mundo

PIB da Argentina cresce menos do que o esperado antes das eleições de meio de mandato

Pentágono diz que China ativou mais de 100 mísseis intercontinentais em novos silos

As 10 estradas mais perigosas do mundo

Quais são os países mais ricos do mundo em 2025? EUA não está no top 5