Mundo

Papa admite que padres e bispos abusaram sexualmente de freiras

Pontífice afirmou que Igreja Católica tem trabalhado sobre o assunto e que clérigos foram despedidos por esta causa, mas não mencionou nomes nem países

Papa Francisco: Líder religioso falou pela primeira vez sobre abuso de clérigos a freiras (Tony Gentile/Reuters)

Papa Francisco: Líder religioso falou pela primeira vez sobre abuso de clérigos a freiras (Tony Gentile/Reuters)

A

AFP

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 17h23.

O papa Francisco admitiu, nesta terça-feira (5), que padres e bispos abusaram sexualmente de freiras - declarou ele no avião de volta à Itália, após viagem aos Emirados Árabes Unidos.

"Houve padres e também bispos que fizeram isso", reconheceu o sumo pontífice, que nunca havia abordado este assunto antes, ao ser questionado por uma jornalista.

Em sua avaliação, é possível encontrar registros destes abusos "em todas as partes", mas estão mais presente em "algumas congregações novas e em algumas regiões".

"Estivemos trabalhando por muito tempo sobre este assunto. Suspendemos vários clérigos que foram despedidos por esta causa", afirmou Francisco, sem mencionar nomes, nem países.

"Não sei se o processo (canônico) terminou, mas também dissolvemos algumas congregações femininas que estiveram muito vinculadas a esta corrupção", acrescentou, destacando que a Igreja não pode se refugiar na negação.

"Temos que fazer algo mais? Sim. Temos a vontade de fazê-lo? Sim!", afirmou o sumo pontífice.

Acompanhe tudo sobre:Papa Franciscoabuso-sexualIgreja Católica

Mais de Mundo

Chefe de gabinete de premier britânico renuncia após escândalo de Epstein

Terremoto de 5,5 graus de magnitude atinge Cuba

Irã rejeita abrir mão do enriquecimento de urânio — mesmo em cenário de guerra

Tailândia encerra votação em eleições gerais e referendo sobre nova Constituição