Mundo

Otan pode chegar a acordo sobre Líbia em horas

O acordo pode ocorrer durante uma reunião de embaixadores da Otan às 13h, pelo horário de Brasília

Em "questão de horas" será decidido se o comando das operações militares na Líbia, contra o ditador Muammar Kadafi, será tomado pela Otan (Getty Images)

Em "questão de horas" será decidido se o comando das operações militares na Líbia, contra o ditador Muammar Kadafi, será tomado pela Otan (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2011 às 11h51.

Bruxelas - Os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) podem chegar a um acordo dentro de horas sobre uma aliança para tomar das forças de coalizão o comando das operações militares na Líbia, disse uma autoridade do grupo neste domingo.

O acordo pode ocorrer durante uma reunião de embaixadores da Otan às 13h (horário de Brasília), afirmou a autoridade, acrescentando que o comitê militar do grupo de 28 países já finalizou seu plano de operações.

"Esse é um bom sinal", disse. "Ou o plano dos embaixadores é aprovado hoje ou pode acontecer amanhã. De qualquer forma, é uma questão de horas."

Um acordo pelos embaixadores significaria que o conselho dos estados da Otan poderia tomar o controle de todas as operações militares, incluindo ofensivas terrestres para proteger civis.

O controle atualmente está nas mãos de uma coalizão liderada por França, EUA e Grã-Bretanha.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁfricaOtanLíbiaMuammar Kadafi

Mais de Mundo

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump

Irã alerta para 'consequências destrutivas' se UE classificar Guarda Revolucionária como terrorista

Portugal apreende submarino com quase nove toneladas de cocaína vindo da América Latina