Mundo

Otan marca reunião para terça a pedido da Turquia após derrubada de caça

Turquia alega que seu caça foi derrubado em espaço aéreo internacional, a 13 milhas do litoral da Síria, o que contradiz a versão oficial de Damasco

Tropas da OTAN:  Turquia solicitou a reunião do Conselho do Atlântico Norte em virtude do artigo 4 do tratado de Washington (Aref Karimi/AFP)

Tropas da OTAN: Turquia solicitou a reunião do Conselho do Atlântico Norte em virtude do artigo 4 do tratado de Washington (Aref Karimi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2012 às 09h20.

Bruxelas - A Otan vai se reunir na próxima terça-feira, a pedido da Turquia, para discutir sobre a derrubada do avião militar desse país por parte da Síria na última sexta-feira, informou à Agência Efe Oana Lungescu, porta-voz da organização.

A Turquia solicitou a reunião do Conselho do Atlântico Norte em virtude do artigo 4 do tratado de Washington, texto de fundação da Otan.

Esse artigo prevê que 'qualquer aliado pode solicitar uma convocação de consultas a qualquer momento quando vir ameaçada sua integridade territorial, sua independência política ou sua segurança'.

Ancara não invoca, por enquanto, o artigo 5, que define as respostas a serem tomadas em caso de um ataque militar contra um dos membros da Otan.

A Turquia alega que seu caça foi derrubado em espaço aéreo internacional, a 13 milhas do litoral da Síria, o que contradiz a versão oficial de Damasco, segundo a qual suas defesas antiaéreas dispararam dentro de seu espaço aéreo. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanSíriaTurquia

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã