Sem prazos especificados, o projeto inclui a implantação de sistemas antidrones para deter aeronaves não tripuladas inimigas (AFP/AFP)
Agência de notícias
Publicado em 24 de maio de 2024 às 19h58.
Os seis países da Otan que fazem fronteira com a Rússia vão criar "um muro de drones" para evitar "provocações", anunciou nesta quinta-feira, 24, o governo da Lituânia.
O projeto foi desenvolvido devido ao aumento da preocupação com temas de segurança desde o começo da invasão russa à Ucrânia, há mais de dois anos.
Dos 32 membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), seis fazem fronteira com a Rússia: os três Estados bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), além de Finlândia, Noruega e Polônia.
"Isto é algo completamente novo, um muro de drones que se estende da Noruega à Polônia, com o objetivo de usar drones e outras tecnologias para proteger nossas fronteiras", disse a ministra do Interior da Lituânia, Agne Bilotaite, à agência de notícias BNS.
Sem prazos especificados, o projeto inclui a implantação de sistemas antidrones para deter aeronaves não tripuladas inimigas.