Mundo

Os 13 países com maior risco político do mundo

Primavera Árabe elevou o risco de diversos países no levantamento anual feito pela Aon Risk Solutions

Embora a Primavera Árabe tenha "rebaixado" vários territórios, países como a Venezuela, de Hugo Chávez, ainda lideram o ranking dos mais arriscados (Juan Barreto/AFP)

Embora a Primavera Árabe tenha "rebaixado" vários territórios, países como a Venezuela, de Hugo Chávez, ainda lideram o ranking dos mais arriscados (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 22h20.

São Paulo – A tensão resultante da Primavera Árabe elevou o risco de diversos países no levantamento anual feito pela Aon Risk Solutions.

A consulotria avalia 167 países e territórios para definir o nível de risco em cada um deles. Os critérios abrangem desde potenciais problemas com o câmbio e pagamento de dívidas soberanas, até riscos regulatórios e logísticos, passando por potencial interferência e violência política. O nível de risco varia em uma escala que vai de “baixo” até “muito alto”. 

Devido à instabilidade política na região, cinco territórios do mundo árabe sofreram um downgrade duplo (foram rebaixados para dois níveis abaixo do que estavam): Egito, Líbia, Síria, Tunísia, Saara Ocidental.

"Essas revoltas e protestos continuam sendo uma preocupação fundamental em 2012", afirmou Roger Schwartz, vice-presidente sênior de risco político da Aon Risk Solutions, em comunicado. "Isso está forçando os CEOs e diretores financeiros de empresas com operações no exterior a rever a gestão de riscos e medidas de contingência", complementa.

Também constam na lista dos que se tornaram mais arriscados os seguintes países: Azerbaijão, Bahrein, Belarus, Colômbia, Croácia, Ilhas Falkland, Gabão, Guatemala, Guiné Bissau, Marrocos, Omã, Paquistão, Suazilândia, Tailândia, Uganda e Vietnã. 

De acordo com a consultoria, os resultados das eleições para troca de comando em países como EUA, França, Rússia e China podem contribuir para uma maior incerteza global. A crise da dívida da zona do euro também representa risco para todo o globo, segundo o relatório.

Apesar de todos estes fatores, a listas dos países mais arriscados ainda é encabeçada por áreas considerados instáveis antes mesmo da Primavera Árabe e da crise, como Venezuela, Irã, Iraque e Afeganistão.

Clique no inforgráfico abaixo para saber quais são os 13 países com maior risco político em 2012 e veja qual o nível de “perigo” ao redor do globo.

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise políticaPrimavera árabe

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips