Organização ortodoxa russa cria fundo para financiar Snowden

Entidade pede para que russos enviem dinheiro para ajudar o ex-técnico da CIA, que está há quatro semanas no aeroporto internacional de Moscou

Moscou - A organização ortodoxa russa "Pchiolki" (As abelhas) anunciou nesta segunda-feira a criação de um fundo para ajudar Edward Snowden, o ex-analista da CIA procurado pela Justiça dos Estados Unidos que está há quatro semanas no aeroporto internacional de Moscou.

"Nosso povo sempre foi misericordioso com aqueles que são injustamente perseguidos e maltratados. Por vontade de Deus, Edward Snowden recebeu refúgio temporário na Rússia", informou o grupo em comunicado.

A organização critica a hipocrisia dos funcionários da CIA que perseguem o homem que mais teria feito em defesa dos ideais de liberdade e democracia que eles (os americanos) dizem promover.

"Snowden, cuja vida está sob verdadeira ameaça em sua própria pátria, se vê obrigado a perambular pelo mundo", diz a nota, que ressalta que o fugitivo americano "precisa de dinheiro para pagar casa, alimentação e transporte".

"Pchiolkí" pede para que os russos enviem dinheiro para ajudar Snowden, com a promessa de que o grupo divulgará em seu site informações sobre os valores arrecadados e sua destinação.

O advogado russo Anatoli Kucherena, assessor legal de Snowden, reconheceu que o ex-analista tem recebido várias propostas de casamento, casa e assistência material.

Além disso, Kucherena explicou que Snowden está à espera do Serviço Federal de Migração confirmar o recebimento da solicitação de asilo temporário na Rússia para que, no máximo nesta semana, Snowden possa abandonar a zona de trânsito no aeroporto.

Caso receba asilo temporário, uma espécie de status humanitário de refugiado que é concedido por um ano, Snowden terá quase os mesmos direitos de um cidadão russo, incluindo a licença de trabalho.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.