Mundo

Opep reduz previsão para a demanda global por petróleo

Organização destacou que as vendas de gasolina nos EUA caíram quase 1,3% em janeiro. Motoristas dirigiram menos e compraram carros mais eficientes no consumo

Uso controlado de commodity provocou alterações na demanda, segundo Opep (Scott Olson/Getty Images)

Uso controlado de commodity provocou alterações na demanda, segundo Opep (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2011 às 14h54.

Londres - Os preços do petróleo, que estão nos maiores níveis dos últimos dois anos e meio, parecem estar começando a provocar uma redução na demanda pela commodity. Em seu relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) cortou sua previsão para o crescimento do consumo de petróleo global pela primeira vez neste ano.

A nova previsão da Opep para o crescimento da demanda mundial por petróleo em 2011 é 50 mil barris por dia menor do que a estimativa anterior. O grupo, que produz mais de um terço do petróleo consumido por dia globalmente, acredita que a demanda crescerá 1,39 milhão de barris por dia neste ano.

O relatório da Opep foi divulgado após notícias de que a Arábia Saudita reduziu sua produção em razão da fraca demanda por barris extras. Além disso, a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou hoje um relatório no qual alertou que já existem sinais de que os preços do petróleo começaram a afetar negativamente a demanda.

A Opep destacou que as vendas de gasolina nos Estados Unidos caíram quase 1,3% em janeiro, à medida que os motoristas dirigiram menos e compraram carros mais eficientes no consumo de combustíveis, para enfrentar o aumento dos preços. A organização observou também que ainda pode cortar mais as suas previsões para a demanda, porque os preços do petróleo poderão prejudicar o consumo de combustíveis em todo o mundo.

Tanto a Opep quanto a AIE afirmaram que, embora o impacto da crise nuclear do Japão - que provocou deficiência de energia - possa aumentar a demanda por combustíveis, esse aumento não será suficiente para uma elevação das estimativas de consumo global. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisConsumoEnergiaEstados Unidos (EUA)GasolinaPaíses ricosPetróleoPreços

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia