Mundo

Opep mantém previsão sobre demanda por petróleo em 2013

Em relatório mensal sobre o mercado de petróleo, a Opep reduziu sua projeção de demanda para o petróleo produzido pelo grupo em 100 mil bpd, para 29,7 milhões bpd


	Analistas têm questionado se a Opep conseguirá manter seu domínio histórico no mercado de petróleo em meio ao forte aumento da produção nos EUA
 (Getty Images)

Analistas têm questionado se a Opep conseguirá manter seu domínio histórico no mercado de petróleo em meio ao forte aumento da produção nos EUA (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 11h22.

Londres - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reiterou nesta terça-feira sua previsão de que a demanda global por petróleo crescerá em 800 mil barris por dia (bpd) este ano.

Em relatório mensal sobre o mercado de petróleo, a Opep reduziu sua projeção de demanda para o petróleo produzido pelo grupo em 100 mil bpd, para 29,7 milhões bpd. No ano passado, a demanda pelo petróleo da Opep atingiu 30,1 milhões de bpd.

Por outro lado, a Opep elevou sua previsão de produção das nações que não pertencem à entidade em 100 mil bpd, para 1 milhão de bpd, principalmente por causa da maior produção nos EUA, que poderá atingir seu maior nível desde 1985.

Analistas têm questionado se a Opep conseguirá manter seu domínio histórico no mercado de petróleo em meio ao forte aumento da produção nos EUA, que adotou uma nova tecnologia para a extração de óleo de xisto.

Em outubro, um estudo publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE) previu que a produção norte-americana poderá superar a da Arábia Saudita, o maior integrante da Opep, até 2020. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleo

Mais de Mundo

Em evento tenso, Trump tenta se aproximar de eleitores negros em Chicago

Trump questiona identidade de Kamala Harris: ‘nem sabia que ela era negra’

Morte de chefe do Hamas é 'flagrante desrespeito' à integridade territorial do Irã, diz Itamaraty

Corpo de comandante do Hezbollah que orquestrou ataque ao Golã é achado após bombardeio israelense

Mais na Exame