Mundo

ONU pede que Paraguai adote medidas de proteção indígena

A representante de Direitos Humanos na ONU, Liliana Valiña, disse que é fundamental uma “atuação imediata”


	Logo da Organização das Nações Unidas (ONU): 20 povos indígenas se queixam de marginalização, de dificuldade no acesso à terra e da pouca participação em decisões políticas no Paraguai.
 (REUTERS/ Joshua Lott)

Logo da Organização das Nações Unidas (ONU): 20 povos indígenas se queixam de marginalização, de dificuldade no acesso à terra e da pouca participação em decisões políticas no Paraguai. (REUTERS/ Joshua Lott)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2013 às 13h41.

Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou hoje (5) às autoridades do Paraguai que acabem com o tratamento desigual de povos indígenas. A sugestão, que visa a conter a discriminação e a marginalização, ocorreu durante encontro em Assunção, capital paraguaia, onde há vários protestos contra o governo do presidente Federico Franco.

A representante de Direitos Humanos na ONU, Liliana Valiña, disse que é fundamental uma “atuação imediata”. Valiña destacou que é necessária uma “nova administração guarani”. “A ONU pediu ao Paraguai para criar políticas públicas e assegurar a plena participação dos povos indígenas nas decisões políticas, econômicas e sociais”, disse.

Na reunião, foi mencionado que 20 povos indígenas se queixam de marginalização, de dificuldade no acesso à terra e da pouca participação em decisões políticas. A representante da ONU pediu às autoridades do Paraguai que adotem medidas para assegurar a qualidade de vida dos povos indígenas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaIndígenasONUParaguai

Mais de Mundo

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips