Mundo

ONU pede a países árabes envio urgente de ajuda médica a Aleppo

Como todos os hospitais em Aleppo foram destruídos e nenhum está atendendo, "a situação da saúde é muito crítica"

Aleppo: a trégua está sendo aplicada a todos os grupos armados rebeldes, exceto aos considerados terroristas pelo governo em Damasco (Reuters)

Aleppo: a trégua está sendo aplicada a todos os grupos armados rebeldes, exceto aos considerados terroristas pelo governo em Damasco (Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de janeiro de 2017 às 14h15.

Cairo - O enviado adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Ramzi Izz al-Din, esteve nesta quarta-feira na sede da Liga Árabe e solicitou aos membros da organização o envio urgente de ajuda médica à cidade síria de Aleppo.

Ramzi se encontrou no Cairo com o secretário-geral do organismo, Ahmed Aboul Gheit, e com os delegados permanentes dos países-membros.

Ele afirmou que todos os hospitais em Aleppo foram destruídos e nenhum está atendendo. Com isso, "a situação da saúde é muito crítica", conforme um comunicado divulgado no final do encontro.

O enviado adjunto solicitou aos países árabes comboios humanitários e médicos para Aleppo, cidade que em dezembro foi completamente reconquistada pelas forças governamentais sírias, após um acordo para a saída de civis e rebeldes.

Ele também falou sobre os esforços internacionais e da ONU para conseguir uma solução política para a crise e explicou a evolução da situação na Síria após o acordo de cessar-fogo que entrou em vigor na sexta-feira passada e que está sendo infringido em algumas regiões.

A trégua está sendo aplicada a todos os grupos armados rebeldes, exceto aos considerados terroristas pelo governo em Damasco, como o Estado Islâmico (EI) e a Frente da Conquista do Levante, antiga filial da Al Qaeda.

O delegado permanente do Iraque, Habib al-Sadr, afirmou que "há um consenso em considerar terrorista a organização Estado Islâmico", mas Ramzi indicou que existem "diferentes pontos de vista" em relação à Frente da Conquista do Levante.

Acompanhe tudo sobre:SíriaEstado IslâmicoONUArábia Saudita

Mais de Mundo

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump

Irã alerta para 'consequências destrutivas' se UE classificar Guarda Revolucionária como terrorista

Portugal apreende submarino com quase nove toneladas de cocaína vindo da América Latina