Mundo

ONU pede à Austrália asilo para jovem saudita refugiada

A saudita, de 18 anos, chegou no fim de semana à Tailândia para fugir dos abusos psicológicos e físicos de sua família e solicitar asilo

Jovem saudita Rahaf Mohammed al-Qunun foge da família e busca asilo (Polícia de Imigração da Tailândia/Reuters)

Jovem saudita Rahaf Mohammed al-Qunun foge da família e busca asilo (Polícia de Imigração da Tailândia/Reuters)

A

AFP

Publicado em 9 de janeiro de 2019 às 09h31.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) considerou que uma jovem saudita que fugiu para a Tailândia é uma refugiada e pediu à Austrália que lhe conceda asilo - declararam autoridades australianas nesta quarta-feira (9).

O Acnur transmitiu o caso de "Rahaf Mohammed al-Qunun" para a Austrália "para que examine a possibilidade de lhe conceder asilo como refugiada", declarou o Ministério australiano do Interior em um comunicado.

A saudita, de 18 anos, chegou no fim de semana a Bangcoc para fugir dos abusos psicológicos e físicos de sua família e solicitar asilo na Austrália.

As autoridades tailandesas desistiram de expulsá-la, depois que a jovem divulgou mensagens e vídeos desesperados que comoveram o mundo.

Rahaf ficou sob a proteção do Acnur. A decisão do organismo da ONU é uma importante vitória para Rahaf Mohammed al-Qunun. Nos últimos dias, o governo australiano deu a entender que, se a Acnur a considerasse como refugiada, seu pedido seria aceito.

 

Acompanhe tudo sobre:AustráliaRefugiadosONUTailândiaArábia Saudita

Mais de Mundo

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário

Natalidade da China bate nível mais baixo já registrado

PIB da China supera US$20 trilhões em 2025 e cresce 5%