Mundo

ONU anuncia acordo para reconstruir Gaza

A ONU negociou acordo entre israelenses e palestinos para a importação de materiais para a reconstrução de Gaza

Pessoas caminham diante de destruição na Faixa de Gaza (Mahmud Hams/AFP)

Pessoas caminham diante de destruição na Faixa de Gaza (Mahmud Hams/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 13h28.

Nova York - As Nações Unidas negociaram um acordo entre israelenses e palestinos para a importação de materiais para a reconstrução de Gaza, que contará com a supervisão da ONU para que não sejam utilizados pelos militantes do Hamas, informou um enviado da organização nesta terça-feira.

"Trata-se de um acordo tripartite entre Israel, os palestinos e a ONU que permitirá que sejam realizados os trabalhos necessários para a reconstrução de Gaza que envolvem o setor privado e concedem a condução do processo à Autoridade Palestina e também contemplam garantias, sob controle da ONU, de que os materiais não serão desviados de um uso puramente" civil, disse Robert Serry, enviado da ONU ao Oriente Médio.

Serry descreveu o acordo como "um passo importante em direção ao objetivo de eliminar todas as restrições" que afetam a Faixa de Gaza e "um sinal de esperança para a população" local.

Também deve "dar confiança aos doadores" para que financiem os esforços de reconstrução após a recente ofensiva israelense.

"Achamos que este mecanismo provisório deve ser implementado e começar a funcionar de maneira urgente", acrescentou o funcionário das Nações Unidas.

A ONU divulgará mais detalhes sobre o acordo durante uma reunião do comitê que coordenará a ajuda aos palestinos, que reunirá representantes dos doadores na próxima segunda-feira em Nova York à margem da Assembleia Geral da Nações Unidas.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseFaixa de GazaIsraelONUPalestina

Mais de Mundo

Governo Trabalhista do Reino Unido apresenta novo pacote de leis

Campanha republicana defende posse de armas após tentativa de assassinato de Trump

Primeira pesquisa após atentado mostra Biden e Trump tecnicamente empatados

Rússia e Ucrânia trocam 190 prisioneiros de guerra em acordo mediado pelos Emirados Árabes

Mais na Exame