Mundo

ONU adverte que número de refugiados vai aumentar

As consequências das alterações climáticas, o aumento da população e os conflitos armados são algumas das “numerosas razões”


	Refugiados: “É importante que a comunidade internacional dê uma resposta ampla e unida a este problema”
 (Reuters / Antonio Bronic)

Refugiados: “É importante que a comunidade internacional dê uma resposta ampla e unida a este problema” (Reuters / Antonio Bronic)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2015 às 10h17.

O alto comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, advertiu hoje em Tóquio que o número de refugiados vai aumentar nos próximos anos e pediu à comunidade internacional uma resposta “ampla e unida” ao fenômeno.

As consequências das alterações climáticas, o aumento da população e os conflitos armados são algumas das “numerosas razões” citadas por Guterres, em visita ao Japão.

Quando assumiu o cargo que agora se prepara para abandonar, disse, havia cerca de 38 milhões de refugiados, contra os 60 milhões atuais.

“É impressionante a escalada que está tendo esta situação dramática. Há mais de 40 mil refugiados por dia”, disse, ao acrescentar que a situação está se tornando “imprevisível”, porque “os conflitos se multiplicam mais rapidamente que os recursos humanos”.

“É importante que a comunidade internacional dê uma resposta ampla e unida a este problema”, acrescentou, ao destacar a importância de “não recusar” refugiados e de “não fechar fronteiras”, medidas que fazem os refugiados “sentir-se abandonados” e fortalecem “movimentos terroristas”.

O alto comissário agradeceu a ajuda dada pelo Japão ao Acnur, a mais recente, anunciada esta semana pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe, de mais 300 milhões de ienes (2,3 milhões de euros) de ajuda aos refugiados na Europa.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRefugiadosONUClimaCrises em empresas

Mais de Mundo

Caos e violência se espalham pelo México após morte de chefe de cartel de drogas

Tempestade de neve severa faz estados decretarem estado de emergência nos EUA

Irã promete se defender, mas espera solução diplomática com EUA

Chefe do cartel mais procurado do México foi morto em operação, diz governo