Mundo

ONS avalia dimensão do apagão no Nordeste

De acordo com o ONS, técnicos trabalham no momento para o restabelecimento do fornecimento de energia e, em seguida, farão um diagnóstico da causa do apagão


	Edison Lobão: de acordo com a assessoria do MME, o ministro Edison Lobão, que está no Rio, determinou que prioridade neste momento é o restabelecimento do sistema
 (REUTERS / Ueslei Marcelino)

Edison Lobão: de acordo com a assessoria do MME, o ministro Edison Lobão, que está no Rio, determinou que prioridade neste momento é o restabelecimento do sistema (REUTERS / Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 17h19.

Rio e São Paulo - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que avalia a dimensão do apagão que atingiu cidades na Região Nordeste nesta quarta-feira, 28. A queda de energia aconteceu às 15h03. De acordo com o ONS, técnicos trabalham no momento para o restabelecimento do fornecimento de energia e, em seguida, farão um diagnóstico da causa do apagão.

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou que também acompanha, atentamente, a ocorrência do corte do fornecimento de energia elétrica.

De acordo com a assessoria do MME, o ministro Edison Lobão, que está no Rio, determinou que a prioridade neste momento é o restabelecimento do sistema. Segundo o ministério, a questão deve ser resolvida com rapidez e a energia, restabelecida nas capitais do Nordeste em instantes.

O ministro de Minas e Energia está a caminho da sede do ONS, no Rio, para acompanhar os trabalhos de verificação das causas do apagão. Em conversa com o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, Lobão ouviu que a prioridade é restabelecer a energia nos locais atingidos e que a situação mais grave é nas capitais.

Ele estava em reunião na Petrobras com toda a diretoria da empresa, quando foi informado sobre o apagão. A reunião, que não foi divulgada à imprensa, foi acertada na semana passada, durante uma viagem a presidente da Petrobras, Graça Foster, a Brasília. A diretoria apresentava ao ministro os detalhes do planejamento estratégico da empresa e fazia uma apresentação dos resultados da empresa.

Neoenergia

O Grupo Neoenergia afirmou que o apagão que afetou o fornecimento de energia elétrica no Nordeste atingiu a Bahia e do Rio Grande do Norte, onde a empresa atua por meio das concessionárias Coelba e Cosern, respectivamente. A holding ainda apurava os impactos nas operações da outra concessionária na região, a Celpe, em Pernambuco, mas informações iniciais dão conta de que o Estado também foi afetado.

Moradores do Piauí, Ceará e Maranhão também relataram que várias cidades estão sem energia. O Elétrico (ONS) informou que está avaliando a dimensão do apagão. De acordo com a entidade, técnicos estão trabalhando no momento para o restabelecimento do fornecimento de energia e, em seguida, farão um diagnóstico da causa do apagão.

Acompanhe tudo sobre:ApagãoRegião Nordeste

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique