Mundo

Onde está Nicolás Maduro e o que pode acontecer com ele

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que Maduro está em um navio de guerra rumo à Nova York

Nicolás Maduro: indiciado por narcotráfico (Federico Parra/AFP)

Nicolás Maduro: indiciado por narcotráfico (Federico Parra/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 3 de janeiro de 2026 às 11h56.

Junto com o bombardeio das tropas americanas na capital Caracas e outras cidades venezuelanas, veio o anúncio de que Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados. A afirmação foi feita pelo próprio Donald Trump em suas redes sociais. Maduro teria sido levado da Venezuela pela Força Delta, considerada a tropa de elite das forças armadas dos EUA

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou ter pedido provas de que Maduro estava vivo de fato. A Rússia também se manifestou, exigindo que o paradeiro do presidente fosse revelado o quanto antes.

Quais são as acusações contra Maduro?

O governo dos Estados Unidos formalizou as acusações criminais contra o presidente da Venezuela.

Em postagem na rede X, a procuradora-geral americana Pamela Bondi afirmou que “Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram indiciados no Distrito Sul de Nova York” e detalhou os crimes imputados ao líder chavista.

Segundo ela, Maduro foi acusado de “conspiração para narco-terrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e artefatos destrutivos, e conspiração para possuir metralhadoras e artefatos destrutivos contra os Estados Unidos”.

Bondi disse ainda que “em breve, eles enfrentarão toda a força da Justiça americana, em solo americano, em tribunais americanos”, reforçando que o julgamento de Maduro e de Cilia Flores deverá ocorrer nos EUA.

Qual é o paradeiro de Maduro?

Trump afirmou à Fox News que Maduro e sua esposa foram levados para o USS Iwo Jima, um dos navios de guerra americanos que têm patrulhado o Caribe.

“Sim, eles estão em um navio”, disse Trump na entrevista por telefone na manhã deste sábado. “Eles vão para Nova York. Os helicópteros os levaram de lá [de Caracas], e eles fizeram um voo agradável de helicóptero — tenho certeza de que adoraram. Mas eles mataram muita gente, lembrem-se disso.”

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaEstados Unidos (EUA)Donald TrumpNicolás Maduro

Mais de Mundo

Companhias aéreas cancelam mais de 5 mil voos após nevasca atingir grande parte dos EUA

Suécia propõe reduzir maioridade penal para 13 anos em crimes graves

Governo dos EUA alerta para ameaça de drones nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão

China alerta cidadãos contra viagens ao Japão em meio a tensões bilaterais